Ingredientes

* 1 litro de óleo
* 3 litros de tapioca (ou três vezes a medida do óleo)
* 1 litro de água
* 2 colheres de sopa de sal
* 2 dúzias e meia de ovos (aproximadamente)Modo de preparar

Passe a tapioca por um peneira e reserve.

Ponha o óleo, a água e o sal em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura.

Quando estiver fervendo despeje tudo de uma só vez na tapioca e com o auxílio de uma colher, misture este líquido por toda a tapioca.

Espere esfriar e comece quebrando de 6 a 7 ovos nesta massa, misturando uniformemente. Feito isso, divida a massa em 3 ou 4 partes e sove até que esteja firme e macia (parecendo massa de peta).

Em uma bacia bata uma dúzia e meia de ovos e aos poucos acrescente a massa sovada, misturando até que esteja homogênea (tem que ficar mais grossa que massa de bolo), se precisar, acrescente mais ovos.

Neste momento, unte as formas retangulares com óleo. Coloque a massa num coador de pano ou plástico e faça bolinhas ou círculos até preencher toda a forma, cuidando para deixar um pequeno espaço entre elas.

Leve para assar em forno pré-aquecido.

Observação importante: As doceiras de Brotas e da região assam o avoador em forno de lenha, gastando para isso de 5 a 8 minutos em cada fornada. No entanto, as pessoas que moram em grandes cidades assarão em forno a gás. Aqui o tempo varia de fogão para fogão. O ponto certo para tirar as bandejas é quando as bolinhas estiverem crocantes.

Uma outra dica útil é assar novamente o avoador por 5 minutos em forno pré-aquecido quando eles estiverem “murchos”. Isso geralmente ocorre quando eles pegam umidade ou depois de algum tempo já preparados. Ao assar novamente você deixará o seu avoador como se fosse recém-feito (eu mesma já testei e aprovei…).

Quando estiverem em Brotas e desejarem comprar ou encomendar bolachinha, ginete, avoador ou brividade podem falar com Maria, que há décadas faz estas verdadeiras delícias da culinária local, sempre muito apreciadas por brotenses e visitantes. Maria mora na rua São José, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.